quinta-feira, 5 de abril de 2012

O fato de ela ser mulher





05/04/2012- 07h26Fonte:imagem internet



Dilma Rousseff é mulher. A obviedade ganhou profundidade depois da última pesquisa CNI Ibope. Além de apontar aprovação recorde da presidenta, de 77%, a pesquisa deixou claro também que o fato de Dilma ser a primeira presidente da República mulher tem consequências maiores do que se imaginava.
“Programas sociais e ações voltadas para mulheres” foi o assunto mais lembrado espontaneamente pelos entrevistados sobre o governo dela. Se Lula tinha seu carisma popular (misturando Tiririca com Getúlio Vargas), Dilma pode usar o fator feminino num país machista para sensibilizar o maior segmento da população e do eleitorado: o segmento feminino.
Mas Dilma parece pouco inclinada ao personalismo político até aqui. Governa com uma falta de carisma e pessoalidade que contrasta totalmente com seu predecessor e padrinho. Enquanto Lula fazia amigos numa viagem de elevador, Dilma tem fama de poucos amigos. Muito da tal crise política vem do fato de Dilma fugir dos aliados, enquanto Lula corria a abraçá-los.
Essa impessoalidade e rispidez no trato, tudo o que homens de marketing e comunicação não recomendam, agradam os brasileiros, já que eles aprovam a presidenta como nunca aprovaram um presidente. E quando Dilma trata mal os políticos, convenhamos, ela está totalmente alinhada com o desejo da imensa maioria.
Claro, a alta aprovação de Dilma está acima de tudo ligada à alta aprovação do modelo econômico capitalista consolidado no Brasil pelo PT, era isso também que mais explicava a popularidade de Lula.
Vivi o suficiente para saber que vivemos o melhor momento da história do Brasil. Os números atestam isso. O ânimo da população atesta isso. Outro dia outra pesquisa apontou os brasileiros como os mais felizes do mundo. A explicação é tão fácil: renda e emprego estão no pico, o país vive um momento transformador, a emergência do mercado interno brasileiro era o passo que faltava para o amadurecimento socioeconômico do país, existe a sensação de que finalmente encontramos um caminho para a prosperidade. E apesar dos enormes problemas e ineficiências, essa ascensão está apenas no começo, desculpem meu otimismo.
Dilma sucede dois presidentes, Lula e FHC, que eram os melhores quadros de seus grupos políticos e as maiores lideranças da geração pós-64. Sabiamente eleitos pelos brasileiros, os dois são os pais-fundadores do novo Brasil, capitalista e democrático.
Nessa narrativa épica de renascimento nacional, Dilma é uma personagem acidental. Não era política, está no cargo apenas pelo dedaço astuto de Lula.
Acidentalmente, ela governa o Brasil no pico de nossa força, o que é uma ironia da história e também é útil. Para que o sucesso brasileiro não seja creditado a Dilma, como o PT o creditava a Lula.
A falta de carisma e personalismo de Dilma ressalta que o sucesso do Brasil é dos brasileiros, não de um grupo ou de um líder político. Dilma marca essa transição para a normalidade. A normalidade dos gerentes.
O que chama atenção mesmo é o fato de ela ser mulher.


Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário