sábado, 7 de abril de 2012

Leite de soja reduziria os calores da menopausa




Os derivados são recomendados para quem sofre dos males da menopausa
Foto: Getty Images

Beber dois copos de leite de soja por dia poderia aliviar as mulheres de um dos mais velhos incômodos da menopausa: o fogacho. Mais conhecido como calor da menopausa, o fogacho poderia ser diminuído com a inclusão de um par de porções diárias de alimentos e de bebidas feitas a partir da planta, segundo pesquisa publicada no site do jornal Daily Mail. O trabalho é a análise mais abrangente até agora sobre os efeitos da soja em produtos como o tofu ou leite fortificado sobre os sintomas da menopausa.
Os fogachos ocorrerem subitamente, com duração de cerca de quatro minutos, em média, e produzem uma sensação desconfortável de calor intenso. Quem sofre do mal sua durante o dia, enquanto frequentes ondas de calor durante a noite perturbam seriamente o sono. Os sintomas são causados pela dilatação dos vasos sanguíneos na pele e são ligados à desequilíbrios hormonais, mas não estão ainda completamente compreendidos.
Os pesquisadores disseram que quando as mulheres consumiram soja por 12 semanas ou mais, a queda na frequência das ondas de calor foi de cerca de três vezes maior do que em ensaios mais curtos. Tudo por causa do impacto de isoflavonas - as substâncias químicas encontradas na soja que produzem um efeito semelhante ao estrogênio. A ingestão de pelo menos 54 mg de isoflavonas de soja por dia durante seis semanas a um ano reduziria os calores de 20% a 26% por cento.
No entanto, um relatório do ano passado encontrou comprimidos de soja, que são feitos a partir da planta, que não cortaram os sintomas da menopausa em mulheres idosas. O tratamento em longo prazo com produtos de soja também levantou preocupações porque ele poderia fazer com que o revestimento do útero ficasse mais grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário